v. 4 n. 2 (2023): Língua Portuguesa em diálogo – Língua, Literatura e outras linguagens.

					Visualizar v. 4 n. 2 (2023): Língua Portuguesa em diálogo – Língua, Literatura e outras linguagens.

Prezado Leitor

Muitos alunos que chegam à Universidade apresentam dificuldades em relação à linguagem oral e escrita. Alguns não conseguem refletir a respeito de temas expostos por não terem pré-requisitos anteriores. Tiveram pouco contato com livros, essa lacuna impede-os de estabelecer relações, interações, o que dificulta suas comunicações. Sentem dificuldade em refletir, posicionar-se, argumentar. Suas ideias ficam prejudicadas pela dificuldade na expressão, principalmente escrita. Escrevem da forma que falam, não se preocupam com coerência, clareza e coesão das ideias. É um caos geral, há momentos em que o professor universitário se vê frente a situações extremas de problemas de comunicação. Como ajudar esse aluno universitário que não traz uma bagagem cultural tão aprimorada, quais as perspectivas para o seu aprimoramento pessoal? Como o professor pode auxiliar nessa comunicação? Quais sentidos se apresentam como possibilidade para que esse trabalho se dispõe?

Como aguçar o desejo de ler mais e escrever melhor? Quais as diferentes possibilidades de atrair novos leitores reflexivos e permeados de sentidos? Que tipos de textos podem atraí-los? Como levá-los a querer escrever mais? Como a literatura pode ajudar a manifestação da comunicação na educação?

Que desafios são esses, enfrentados em sala de aula, que têm de abrir novos horizontes para muitos que voltam a estudar depois de muitos anos afastados? Ou ainda que apresentam problemas gravíssimos de linguagem?

Um dos maiores problemas que os alunos enfrentam é a leitura e a compreensão do texto. A dificuldade de expressar as ideias por escrito também é outro problema. Conseguem se expressar oralmente, mesmo com vocabulário precário, mas ao escrever, faltam clareza, coerência, coesão.

Apresentam liberdade de expressão com a palavra oral e perdem-se na palavra escrita.

A Língua Portuguesa é apaixonante, para os que a estudam profundamente conseguem valorizá-la e respeitá-la.

Para contribuir com essas reflexões, convidamos a professora Dra. Cátia Rodrigues, estudiosa da Língua Portuguesa, que gentilmente, aceitou o convite de fazer parte deste volume.

Reuniu  textos de alunos que concluíram a licenciatura em Letras e conseguiu, segundo ela, "apresentar diferentes aspectos relacionados com a nossa Língua: da Literatura à Tecnologia, da Poesia ao Estrangeirismo, da origem da Língua à prática docente, um panorama rico e envolvente". Segundo ela,  “o tema escolhido ocupa um lugar especial em todos os leitores, pois nossa língua nos une e é nossa identidade cultural, além de contribuir decisivamente no desenvolvimento de qualquer indivíduo”.

Ela complementa que "a língua é viva e dinâmica: renova-se e reflete nossa identidade,
hoje, com diversas possibilidades que nos desafiam constantemente. A riqueza que uma língua oferece, desde sua formação e depois por sua diversidade, composta por muitas outras línguas que nos
representam e nos completam enquanto pessoas. A história de nosso país está sendo escrita, todos os dias, por todos nós. Muitas histórias estão por vir."

Excelente leitura!

 

Profa. Pós-doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Prof. Dr. Jerley Pereira da Silva

 

 

 

Publicado: 2024-04-02

Artigos