Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO COMPLETO
1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 10 no máximo 15 laudas, incluindo referências bibliográficas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
1.1. A revisão do texto é de responsabilidade do autor. Deverá obedecer rigorosamente as normas do idioma escolhido (português, inglês ou espanhol).
2. Formatação: O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx) configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.
3. Título em português e em idioma estrangeiro: Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. Subtítulo se houver, em letras minúsculas.
3.1. Os títulos dos artigos terão no máximo 135 caracteres.
4. Autoria do trabalho:
4.1. Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 entre linhas), identificar autor e orientador do trabalho.
5. Elementos constitutivos do artigo científico
5.1. Resumo: Texto de 200 a 250 palavras. Deverá conter objetivo, método e conclusões do trabalho em parágrafo único, com verbo na terceira pessoa, livre de citações diretas ou indiretas (fonte Times New Roman 12)
5.1.1. Palavras-chave: Estas não devem estar presentes no título. Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguido de inicial maiúscula.
5.1.2. Resumo em língua estrangeira (mesmo formato do resumo em língua portuguesa)
5.1.3. Palavras-chave em língua estrangeira (traduzidas do resumo em língua nativa).
5.2. Introdução: Deve constar a definição do tema, delimitação do assunto estudado, os objetivos gerais e específicos, justificativa da escolha do tema, apresentação da metodologia, partes que compõem o trabalho. O texto deve ser digitado com espaço simples entre as linhas.
5.3. Desenvolvimento: exposição do assunto tratado, deve ser elaborado de forma clara.
Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Acrônimos e abreviações devem estar entre parênteses e serem precedidos de seu significado completo quando do primeiro uso no texto. As citações “com até 3 linhas devem fazer parte do próprio texto entre aspas” (AUTOR, 2019, p. 10) ou Segundo Autor (2019, p. 10), “com até 3 linhas devem fazer parte do próprio texto entre aspas”. Citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 4,0cm e Times New Roman 12). (AUTOR, 2019, p. 10) ou, de acordo com Autor (2019, p. 10), Citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 4,0 cm e Fonte Arial 10).
6. Ilustração
Sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere (ABNT, 2011). Incorporar diretamente ao texto em formato jpg em boa resolução.
7. Formatação de tabelas
Estrutura:
a) Identificação da tabela.
b) Elementos da tabela.
8. Conclusão ou Considerações finais
Apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.
Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se as normas da ABNT.
Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento à esquerda, com espaçamento entre linhas simples e espaçamento antes e depois (6 pt).
Exemplos:
a) Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
b) Livro de dois autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, página inicial e final do capítulo.
Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
Ensaios
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ENSAIOS
1. O ENSAIO completo deve conter no mínimo 10 no máximo 15 laudas, incluindo referências bibliográficas. As citações no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
1.1. A revisão do texto é de responsabilidade do autor. Deverá obedecer rigorosamente as normas do idioma escolhido (português, inglês ou espanhol).
2. Formatação: O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (.doc ou .docx) configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a (3cm), inferior e direita igual a (2cm). Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título. A numeração da página deve constar à direita na parte inferior da folha, em algarismos arábicos.
3. Título em português e em idioma estrangeiro: Deve ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. Subtítulo se houver, em letras minúsculas.
3.1. Os títulos dos ensaios terão no máximo 135 caracteres.
4. Autoria do trabalho:
4.1. Sob o título, após dar um espaçamento (1,5 entre linhas), identificar autor e orientador do trabalho.
Nas referências deverão constar apenas autores e obras mencionados no texto, obedecendo-se as normas da ABNT.
Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento à esquerda, com espaçamento entre linhas simples e espaçamento antes e depois (6 pt).
Exemplos:
a) Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
b) Livro de dois autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, página inicial e final do capítulo.
Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
Entrevistas
Normas para entrevistas
Para preparar entrevistas em formato textual, é necessário considerar os seguintes aspectos:
* Tamanho:deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 15.000 caracteres com espaço.
* Idioma:poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol.
* Imagem:deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista.
* Dados sobre o entrevistado:breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros.
* Lead:as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê?” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?”, e “Por quê?”.
Dossiês
Apresentação de dossiê temático
1. O dossiê deve ser proposto por pesquisadores com titulação mínima de doutor, currículo Lattes atualizado e registro ORCID.
Os responsáveis pelo dossiê devem apresentar 8 artigos, 2 de autores internacionais.
A EDUCAFOCO convidará pesquisadores que queiram submeter seus artigos para essa temática.
Normas para propostas de dossiê
1. Título
2. Apresentação
3. Indicação dos artigos:
autor, título, vínculo institucional, resumo.
4. Todos os textos serão avaliados e a decisão será conjunta entre os responsáveis pelo dossiê e a equipe editorial da EDUCAFOCO.
5. Todo o processo será de responsabilidade dos responsáveis do dossiê, assim como a revisão final dos textos e a sua versão em inglês, que será obrigatória.
Declaração de Direito Autoral
Autorização para os autores
O autor, ao apresentar seu texto para a EDUCAFOCO concorda e autoriza a sua publicação, sem que haja qualquer pagamento de ambas as partes.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.