Sobre a Revista

Apresentação da Revista EDUCAFOCO

 

A EDUCAFOCO é uma Revista Eletrônica Interdisciplinar Internacional: Educação, Pesquisa e Formação continuada. Ela é o resultado do trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saberes Interdisciplinares – GEPESI, fundado em 2018 e ligado ao Programa de Pós-graduação, pesquisa e extensão do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

 

A Revista é uma publicação no campo da Educação, Pesquisa e Formação continuada. Seu objetivo é reunir artigos de diferentes aportes teóricos buscando um diálogo entre as diversas áreas de atuação humana, bem como Filosofia, Arte, Cultura, Economia, Antropologia, Direito e outros.

 

Sua base é a interdisciplinaridade, o que ajudará na promoção de discussões críticas sobre temas específicos que refletirão sobre problemáticas de nossa sociedade.

 

Serão propostos temas ligados a vários campos do conhecimento, em sintonia com os debates que acontecem no meio acadêmico nacional e internacional.

 

Serão dois números por ano, a partir de 2020.

 

Somos os idealizadores e organizadores da ideia da revista e nossa postura interdisciplinar permite ativar nossa escuta sensível à realidade, não perdendo de vista que desejamos cooperar com a transmissão do conhecimento, com os princípios que podem ajudar na transformação social. Acreditamos na cooperação das áreas para um objetivo maior.

 

Lembramos ao leitor que no ano de 2020, os dois números da Revista EDUCAFOCO tiveram um único objetivo: Revisitar o passado.

 

No volume 1, número 1, a revisita ao passado apresentou o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, cujo objetivo foi enfatizar sua trajetória e importância na Educação, história e pesquisa. Um dos pontos fortes e emocionantes foi resgatar o desejo e encaminhamento de três gerações no comando da Instituição. Em relação à pesquisa, reconhecemos no FIQUE e em seus pesquisadores e convidados a dedicação aos estudos que deixaram resultados de pesquisas inovadoras, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

No volume 1, número 2, a revisita ao passado questionou Interdisciplinaridade na formação dos profissionais.

 

Qual a importância da Interdisciplinaridade na formação, contribuição de seus mais renomados estudiosos, com destaque às práticas diferenciadas e projetos interdisciplinares inovadores.

 

O tema da EDUCAFOCO, 2021, volume 2, número1

Educação, pesquisa e formação em um momento de pandemia.

 

Não poderíamos deixar de lado a gravidade do momento vivenciado pela sociedade com a pandemia do COVID 19. A maioria das pessoas não tinham a menor ideia de quanto tempo duraria esse problema. Pouco se conhecia sobre esse vírus letal, profissionais da área médica tiveram de fazer testes e mais testes para tentar descobrir protocolos que dessem conta da doença. A doença teve seu agravamento em 2021 e a sociedade se apavorou, o medo da morte chegou, atingindo a todas as idades, causando um caos na sociedade. Um dos setores mais prejudicados, além do comércio foi a educação. Escolas fechadas e os pais tentando fazer milagres com seus filhos dentro de casa. Começou a surgir a ideia acelerada do “homeschooling”. A lacuna do Ensino foi aumentada entre escolas públicas despreparadas e as privadas que deram conta dos protocolos exigidos pela área médica.

 

Os textos tentaram responder como as áreas do conhecimento se viram frente a esse momento social. Trouxe o repensar sobre a transformação ocorrida em nossa sociedade. Como está a Educação nesses 2 anos de pandemia? Quais atividades podem ser desenvolvidas nesse momento? Com ficaram as profissões? O que se espera daqui para a frente?

 

 O tema da EDUCAFOCO, 2021, volume 2, número 2 apresentou o dossiê:

 Gentilezas sem fronteiras, uma nova Ciência?

 

Esse foi o tema do I Fórum da Ciência das Gentilezas e os convidados de múltiplas áreas do conhecimento apresentaram suas reflexões sobre a temática.

 

Alguns questionamentos foram respondidos entre eles por que é importante pensar no tema Gentilezas? Quais são os desafios de desenvolver ações de gentilezas? Pessoas gentis convivem melhor nas atuais sociedades e grupos? O que é uma ação de gentileza? O que é a Ciência das Gentilezas?

 

 O tema da EDUCAFOCO, 2022, volume 3, número 1 apresentou o dossiê:

A Multidisciplinaridade no Direito Contemporâneo.

O dossiê ficou sob a coordenação de Varella e foram contempladas algumas áreas do Direito.

Tivemos colaboração de renomados profissionais que trouxeram suas pesquisas para a reflexão de nossos leitores.

 

O tema da EDUCAFOCO, 2022, volume 3, número 2 tratará de um assunto delicado e necessário para uma sociedade que insiste em não enxergar o outro.

A temática é:

Interação com gentilezas, pode gerar inclusão das pessoas com deficiência?

Esse tema foi amplamente refletido e gerou algumas ações organizadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Gentilezas, em parceria com o Colégio Santo Amaro, Abade. 

Foram realizadas ações de interação, visitas a Instituições e foram firmadas parcerias, entre elas, com a Nova 4 E, que atende crianças e adultos com deficiência intelectual.

Profissionais convidados estiveram presentes nos Diálogos Interdisciplinares sobre o tema e participaram do II Fórum da Ciência das Gentilezas. 

 

Autores: Ana Maria Ramos Sanchez Varella e Jerley Pereira da Silva