A importância do uso da diversidade de gêneros textuais na formação de leitores da educação infantil ao ensino fundamental – anos finais
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Diversidade de gêneros textuais, LeituraResumo
Juridicamente, todos os caminhos levaram à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que após intensos debates, teve sua nova versão final homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017. Com a finalidade de estabelecer objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, o documento reforça, em Língua Portuguesa, o uso da diversidade de gêneros textuais desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – anos finais, para o aprendizado efetivo da competência em leitura. Entretanto, formar leitores requer um investimento significativo na construção de uma comunidade que compartilha seus textos, troca impressões acerca de obras lidas e constrói um percurso leitor próprio, inicialmente mediado pelo professor e, posteriormente, com autonomia. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar a importância do uso da diversidade de gêneros textuais na formação de leitores da Educação Infantil até o Ensino Fundamental – anos finais, suas articulações de percurso em sala de aula e de que forma a BNCC articula essa proposta ao longo dessas etapas da educação. Para isso, a metodologia utilizada neste estudo consiste numa pesquisa qualitativa documental, que visa interpretar e compreender esses fenômenos sem requerer de estatísticas, mas por meio de fontes documentais, tendo como referência base a BNCC e uma estrutura sólida e coerente.