Desafio de se tornar professor leitor para formar leitores

Autores

  • Cátia Rodrigues Rodrigues Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro
  • Luciana Volterrini Cotovia Pimentel

Palavras-chave:

Leitor, Professores, Pedagogia

Resumo

Considera-se que a grande aliada para suprimir a dificuldade dos alunos em interpretar e construir textos seja a leitura, pois possibilita o fortalecimento de ideias e ações. Contudo, para incentivar a formação de cidadãos leitores na escola, é preciso pensar na formação de professores leitores. O despreparo e a falta de estímulos apropriados, com raras exceções, vêm do próprio professor, que ingressa no ensino superior depois de ter percorrido sua formação por um sistema caótico de educação, eque nem sempre disponibiliza recursos adequados para concretizar atividades pretendidas com foco na leitura. Além disso é
possível que não saiba como elaborá-las e aplicá-las e sem capacitação adequada acaba tornando o ensino represado e raso, gerando um grande impacto na sociedade, que segundo resultados recentes do PISA, 50% dos estudantes com 15/16 anos não atingiram o nível básico de leitura no país.

Downloads

Publicado

2024-01-27

Como Citar

Rodrigues, C. R., & Luciana Volterrini Cotovia Pimentel. (2024). Desafio de se tornar professor leitor para formar leitores. EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 4(2). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/138

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)