Psicopedagogia: Aprendizagem e Prática na Instituição Escolar.

Autores

  • Cláudia Rampazzo Bragança Ferreira Pontifícia Universidade Católica – PUC – SP
  • Marcio Alexandre Masella

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação continuada, Equidade educacional, Legislação educacional

Resumo

A educação no Brasil é um direito garantido pela Constituição de 1988 e demais legislações, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes e na promoção da equidade. Nesse contexto, a psicopedagogia desempenha papel crucial ao analisar processos de ensino e aprendizagem, considerando as singularidades de cada indivíduo e a sua inserção cultural e histórica. Este estudo aborda a importância da formação continuada de professores no aprofundamento de práticas psicopedagógicas, essenciais para a inclusão e diversidade no ambiente escolar. A interdisciplinaridade é destacada como base para um trabalho colaborativo entre educadores, famílias e equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas. As legislações brasileiras, como a Constituição, a LDBEN e o Plano Nacional de Educação, reforçam o compromisso com uma educação acessível e inclusiva, abrangendo desde a infraestrutura até currículos adaptados às necessidades de cada estudante. Documentos internacionais, como a Declaração de Salamanca e a Convenção sobre os Direitos das Crianças, ampliam a compreensão do direito à educação como meio para combater desigualdades. A psicopedagogia, fundamentada em teóricos como Piaget, Vygotsky e Wallon, busca compreender e intervir nos processos de aprendizagem. Sua atuação preventiva e integrativa no contexto escolar promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos. Assim, contribui para transformar escolas em espaços inclusivos, acolhedores e alinhados aos princípios da equidade e da diversidade.

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

Ferreira, C. R. B., & Masella, M. A. (2025). Psicopedagogia: Aprendizagem e Prática na Instituição Escolar. EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 6(1). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/176