Psicopedagogia: Aprendizagem e Prática na Instituição Escolar.
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação continuada, Equidade educacional, Legislação educacionalResumo
A educação no Brasil é um direito garantido pela Constituição de 1988 e demais legislações, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes e na promoção da equidade. Nesse contexto, a psicopedagogia desempenha papel crucial ao analisar processos de ensino e aprendizagem, considerando as singularidades de cada indivíduo e a sua inserção cultural e histórica. Este estudo aborda a importância da formação continuada de professores no aprofundamento de práticas psicopedagógicas, essenciais para a inclusão e diversidade no ambiente escolar. A interdisciplinaridade é destacada como base para um trabalho colaborativo entre educadores, famílias e equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas. As legislações brasileiras, como a Constituição, a LDBEN e o Plano Nacional de Educação, reforçam o compromisso com uma educação acessível e inclusiva, abrangendo desde a infraestrutura até currículos adaptados às necessidades de cada estudante. Documentos internacionais, como a Declaração de Salamanca e a Convenção sobre os Direitos das Crianças, ampliam a compreensão do direito à educação como meio para combater desigualdades. A psicopedagogia, fundamentada em teóricos como Piaget, Vygotsky e Wallon, busca compreender e intervir nos processos de aprendizagem. Sua atuação preventiva e integrativa no contexto escolar promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos. Assim, contribui para transformar escolas em espaços inclusivos, acolhedores e alinhados aos princípios da equidade e da diversidade.