Leitura Psicopedagógica do Desenho Infantil numa Instituição Confessional.

Autores

  • Cláudia Rampazzo Bragança Ferreira Pontifícia Universidade Católica – PUC – SP
  • Patrícia Ângela de Sousa Andrade

Palavras-chave:

Desenho Infantil, Análise, Psicopedagogia

Resumo

A principal preocupação desta pesquisa, foi analisar o desenho infantil, com um olhar psicopedagógico, numa instituição confessional consideraria aspectos simbólicos, emocionais e cognitivos presentes nas produções das crianças, buscando compreender como sua expressão artística reflete seu desenvolvimento integral, valores e crenças. Foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, de análise crítica. É interessante como o desenho pode ser uma forma de expressão e comunicação para as crianças, permitindo-lhes manifestar emoções e pensamentos de maneira não verbal. A análise psicopedagógica dos desenhos é fundamental para compreender melhor o contexto em que os conflitos se manifestam, contribuindo para a prática avaliativa e intervenção psicopedagógica. O desenho infantil reflete o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, auxiliando na identificação de dificuldades de aprendizagem e na intervenção adequada. A evolução do desenho infantil reflete o desenvolvimento cognitivo, motor e perceptivo da criança, passando por diferentes estágios que vão desde rabiscos até representações mais elaboradas. Para analisar e interpretar o desenho infantil, é crucial considerar a idade da criança, seu desenvolvimento emocional e cognitivo, além do contexto cultural e familiar.

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

Ferreira, C. R. B., & Andrade, P. Ângela de S. (2025). Leitura Psicopedagógica do Desenho Infantil numa Instituição Confessional. EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 6(1). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/175