v. 1 n. 1 (2020): Revisita à história da educação e pesquisa, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro

					Visualizar v. 1 n. 1 (2020): Revisita à história da educação e pesquisa, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Caro Leitor

Ao revisitar a história da educação e pesquisa no Centro Universitário Ítalo Brasileiro muitas recordações se fizeram presentes e saudades do que vivemos.

Emocionante rever e recompor a história de seu fundador, perceber o quanto foi dedicado à educação. Constatar que seu filho e neto respeitam até hoje, na Instituição, a sua filosofia.

Fez parte de nossa história a vivência no FIQUE (Núcleo de estudos e pesquisas em física quântica e espiritualidade), que nos marcou profundamente com tantos aprofundamentos das pesquisas realizadas e pelas parcerias instauradas. Ele modificou a realidade na área da pesquisa do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

O FIQUE tinha encontros semanais enriquecedores com docentes, convidados e discentes. As reuniões eram permeadas de profundas reflexões, por que estudar o autoconhecimento, dentro de perspectivas interdisciplinares formava um conjunto de inovações acadêmicas e científicas. Pesquisadores de vários centros de estudos se interessaram pelo diálogo do Núcleo e contribuíam com palestras, textos, organização de eventos com trocas de conteúdo de excelência.

Alguns fatores contribuíram para o sucesso do FIQUE, nossa dedicação plena e a experiência em pesquisa, além do apoio total da direção do Centro Universitário e os pesquisadores que aceitaram o desafio de se aprofundar e aceitar novos paradigmas.

Convivemos durante sete anos com pesquisadores renomados que nos deram a honra de suas presenças nas reuniões. Ao final delas escrevíamos atas, que se tornaram históricas. Elas retratavam as pautas das reuniões. São documentos ativos e estão à disposição dos estudiosos.

Os temas Física quântica e espiritualidade continuam em pauta no mundo científico.

Infelizmente, muitos pesquisadores do Núcleo se afastaram por motivos profissionais e foi necessário encerrar suas atividades em 2017.

Em respeito ao que foi vivenciado pelo FIQUE de 2011 a 2017, a valorização do passado e respeito aos registros de renomados professores, divulgaremos a história importante da fundamentação da educação e pesquisa no Centro universitário Ítalo Brasileiro.

Será um presente para os leitores apresentar a metodologia e a história da formação de um Núcleo de estudos e pesquisas, usufruir dos textos escolhidos, artigos, ensaios, registros de pesquisadores contumazes.

Que oportunidade leitor, de valorizar os Mestres e Doutores que compuseram a fundamentação e valorização da pesquisa, confirmando a ideia da Interdisciplinaridade que os estudos do passado precisam sempre ser resgatados para buscar novos conhecimentos.

Convidamos, você, para estar conosco neste e nos próximos números.

 

Profa. Pós-doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Prof. Dr. Jerley Pereira da Silva

Publicado: 2024-03-28