Edith Stein (1891-1942) e A Espiritualidade na Formação da Pessoa Humana.

Autores

  • Victor Silva Natali Pontificia Universidade Católica do Paraná , PUC - PR
  • Eliana Avila da Silveira

Palavras-chave:

Educação, Espiritualidade, Edith Stein

Resumo

Há um consistente valor na atualidade a interdisciplinariedade entre as mais diversas áreas do conhecimento humano. Reconhecer a relação entre a espiritualidade e a educação no pensamento de Edith Stein (1891-1942) manifesta, além desse empenho interdisciplinar, a atualização do vínculo integrativo na pessoa humana que muitas vezes perpassa por diversas situações na vida de maneira inconsciente, irrefletida. Essa pesquisa assume, nessa direção, a desmistificação tanto da espiritualidade quanto do ato de educar. Filósofa de origem judia, Stein também estudou psicologia e história; converteu-se ao catolicismo e entrando no Carmelo recebeu o nome de Teresa Benedita da Cruz. Morreu aos 9 de agosto de 1942, numa câmara de gás em Auschwitz. Em 11 de outubro de 1998, foi canonizada pela Igreja Católica como virgem e mártir. A construção teórica de uma pessoa tão plural somente poderia igualmente empreender considerável interdisciplinariedade. A espiritualidade, que não se revela em práticas exteriores ou vivências religiosas, habita uma dimensão profunda do ser humano dotada de um núcleo capaz de modelar o ato de desenvolver-se. Nesse intuito, educação combina com espiritualidade na medida em que possibilita desenvolvimento da liberdade, vontade e racionalidade despertando o que está no interior do humano. 

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Publicado

2025-12-24

Como Citar

Natali, V. S., & Eliana Avila da Silveira. (2025). Edith Stein (1891-1942) e A Espiritualidade na Formação da Pessoa Humana. EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 6(2), 136–142. Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/189