Antropologia Cristã e Educação Católica: por um processo de formação humana integral e integrada.

Autores

  • Luís Eduardo Duarte Novais (TCC - Especialização em Teologia e Ensino Religioso - PUC - SP)
  • Maria Cecília Isato Parise (TCC - Especialização em Teologia e Ensino Religioso - PUC - SP)

Palavras-chave:

Antropologia, Educação, Católica

Resumo

Contemporaneamente, observa-se a difusão de reflexões pedagógicas que problematizam o que se designa, em geral, “crise de sentido da escola”, a qual alcança, indistintamente, todas as instituições de ensino, inclusive aquelas confessionais. De acordo com essas discussões, a escola, ao preterir os objetivos propriamente pedagógicos de suas práticas, em detrimento de preocupações excessivamente metodológicas – porque cada vez mais colonizada por uma concepção pragmático-utilitarista de educação –, permite-se ser tomada por uma nociva indeterminação antropológica. Sob essa perspectiva, uma miríade de documentos do Magistério Eclesial assevera que as propostas pedagógicas das escolas católicas devem estar organicamente vinculadas à noção antropológica cristã, para que o ato de educar – entendido como processo de formação integral da pessoa humana – seja pleno de significado. Assim, esta pesquisa pretende identificar as dimensões formativas que poderiam integrar tais propostas pedagógicas, tendo em vista o arcabouço teórico-conceitual desenvolvido por Edith Stein acerca da constituição do ser humano.

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Publicado

2024-03-24

Como Citar

Duarte Novais, L. E., & Cecília Isato Parise, M. (2024). Antropologia Cristã e Educação Católica: por um processo de formação humana integral e integrada. EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 5(1). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/146