Panorama da necessária reforma tributária brasileira

Autores

  • Maurício Barros Fundação Getúlio Vargas, FGV - SP

Palavras-chave:

Reforma Tributária, Sistema tributário nacional, Tributação

Resumo

Reforma Tributária é um tema recorrente na pauta política brasileira. De fato, o sistema tributário nacional figura como um dos mais complexos do mundo, tendo posição de destaque (negativo) em rankings que medem o tempo que os contribuintes levam para cumprir suas obrigações fiscais durante o ano1.

Além disso, o sistema tributário brasileiro demonstra-se bastante regressivo, uma vez que pautado acentuadamente na tributação sobre o consumo, como tem sido veiculado por diversos institutos de pesquisas econômicas e fiscais, inclusive pelo IPEA2. Sustenta-se que parte do problema se deve às violações à Constituição empreendidas pelo Poder Público, ao tributar excessivamente bens de primeiríssima necessidade, tais como remédios e alimentos, ou deixar de atualizar a tabela de incidência e de deduções do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Barros, M. (2022). Panorama da necessária reforma tributária brasileira . EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 3(1). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/87