Crise no Ensino Jurídico e Multi, Inter e Transdisciplinaridade no Direito Contemporâneo.

Autores

  • Alexandre Naoki Nishioka Universidade de São Paulo, USP - SP
  • Giulia Ramos

Palavras-chave:

Jurídicas, Sociedade, Ensino

Resumo

Há algum tempo, o ensino jurídico vem sendo alvo de críticas pela literatura especializada. Em 1955, Francisco Clementino de San Tiago Dantas já apontava que o direito, enquanto técnica de controle da sociedade, vem perdendo terreno e prestígio para outras técnicas, menos dominadas pelo ético e mais pelo grau de eficiência, que muitas vezes colocam seus métodos e normas em conflito com as normas jurídicas. Nesse embate, o direito acaba assumindo um papel de “força reacionária”, que os órgãos de governo estimariam contornar para poderem promover, por meios mais imediatos e diretos, o que lhes parece ser o bem comum, perdendo, consequentemente, confiança enquanto técnica de controle social.

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Publicado

2022-01-04

Como Citar

Naoki Nishioka, A., & Ramos, G. (2022). Crise no Ensino Jurídico e Multi, Inter e Transdisciplinaridade no Direito Contemporâneo. EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 3(1). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/82