A temática da equação econômica dos contratos administrativos e a dificuldade de consenso na sua recomposição diante do cenário de crise estatal

Autores

  • Márcia Walquiria Batista dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - SP

Palavras-chave:

Estado, Sociedade, Estagnação

Resumo

Fala-se há muito tempo, em crise do Estado e nas mudanças que as crises trazem, reformando e reconstruindo o que não é suficiente, o que não se adequa às necessidades da população.

Diante deste panorama, o Brasil é um caso extremamente sensível: retira muita riqueza da sociedade, mas não consegue redistribuir à altura, deixando a desejar a implementação de políticas públicas e o fomento do desenvolvimento humano, social e econômico do país.

No nosso País, a percepção da natureza da crise e, em seguida, da necessidade imperiosa de reformar o Estado ocorreu de maneira acidentada e contraditória, em meio ao desenrolar da própria crise.

Entre 1979 e 1994 o Brasil viveu um período de estagnação e de baixa renda per capita, bem como de alta inflação, sem precedentes.

Em 1994, finalmente estabilizaram-se os preços, como advento do Plano Real, criando-se as condições para a retomada do crescimento. Mas havia ainda, muita desconfiança no mercado.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Batista dos Santos, M. W. (2022). A temática da equação econômica dos contratos administrativos e a dificuldade de consenso na sua recomposição diante do cenário de crise estatal . EDUCAFOCO - Educação, Pesquisa E formação Continuada - Revista eletrônica Interdisciplinar E Internacional Do Programa De Pós-graduação, Pesquisa E extensão Do Centro Universitário Ítalo Brasileiro., 3(1). Recuperado de https://educafoco.italo.br/index.php/educafoco/article/view/79