Metodologia ativa no ensino remoto: implicações na relação professor-aluno durante a pandemia da covid-19.
Resumo
Passamos por um momento difícil na educação, a implantação de metodologias ativas em nossos planos de aula e a busca eficaz pela melhoria na relação professor-aluno traz desafios muitos significativos para o ensino-aprendizagem remoto e com isso gera grande ansiedade e muitos desafios para todos que estão dentro deste processo. Desta forma, temos como principal objetivo entender como as metodologias ativas dentro do ensino remoto implicam na relação professor-aluno. Compreender para melhorar as aulas remotas e torná-las prazerosas e produtivas. Como principal problema de pesquisa, temos que como essas metodologias ativas ajudam no ensino aprendizagem do aluno em tempos de pandemia do coronavírus? O ensino remoto, necessariamente, pela sua construção já utiliza ferramentas que estão inseridas para que o aluno não esteja somente na web, mas que permaneça conectado para sua aprendizagem. Para que assim executem tarefas e formulem seus questionamentos e sua própria visão crítica. Como metodologia utilizou-se dos artigos publicados no banco de dados da SCIELO e verificar o que foi escrito entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, sobre metodologias ativas na pandemia de coronavírus. Entendemos que ao aplicar um sistema remoto de ensino durante uma pandemia e com isso inserir alunos neste processo requer uma ampla e necessária contribuição de ambas as partes, portanto, deve-se treinar e desenvolver todos os setores da aprendizagem.