O Desenvolvimento do Currículo a Partir do Conceito de Competências da BNCC em Itinerários para EJA.
Palavras-chave:
Formação de professores, Trabalho por competências na EJA, Avaliação formativa.Resumo
Com o objetivo de atender às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, que estrutura o currículo em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF), promovemos mudanças no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolvemos uma pesquisa-ação participativa, que investigou a elaboração do currículo da EJA, a formação docente e o desenvolvimento das competências relevantes. Nosso trabalho se concentrou na reflexão constante sobre a construção curricular, a seleção de atividades e o retorno dos alunos (feedbacks). As questões norteadoras da pesquisa foram: de que forma aproveitar a flexibilização curricular para integrar teoria e prática, proporcionando uma formação mais abrangente e alinhada às demandas do mercado de trabalho? E como desenvolver nos alunos habilidades de planejamento, autogerenciamento e protagonismo? A pesquisa dialogou com teóricos como Paulo Freire e Philippe Perrenoud. Nossas observações apontam que o engajamento ativo de professores e gestores foi crucial para o êxito da implementação, assegurando a pertinência das atividades e o impacto positivo na vida dos estudantes. Este relato demonstra que, ao contrário de experiências malogradas, uma implementação bem conduzida pode alcançar resultados positivos, servindo de inspiração para políticas educacionais e para uma educação problematizadora e humanizada.