LOGOTERAPIA E EDUCAÇÃO: Um recorte do sistema educacional brasileiro atual, críticas e possibilidades
Palavras-chave:
Educação, fragmentação, sentido, totalidade, indivíduoResumo
Atualmente é possível observar com clareza os caminhos pelos quais a educação tem seguido, para refletir sobre esse tema faz-se uma análise desse cenário à luz da teoria de Viktor Frankl, buscando entender a grande e efetiva contribuição da logoterapia para a educação e relacionar esse campo juntamente com o que já se conhece sobre a pessoa humana em suas dimensões. O papel da educação é fundamental no processo de formação humana, a educação é um aperfeiçoamento da pessoa humana mas infelizmente o que se contrapõe a isso é justamente uma visão tecnicista, reducionista da pessoa humana que compromete totalmente esse processo educativo. Atualmente o cenário da educação no Brasil e em várias partes do mundo é resultado desses processos centrados apenas em meios tecnicistas, reducionistas, além de resultar em um grande atraso intelectual deixa-se realmente formar um indivíduo para o seu dever ser. Neste sentido, observa-se com muita atenção os propósitos citados pelo Papa Francisco em seu documento chamado de Pacto Educativo Global onde ele expõe algumas necessidades urgentes para ser repensada sobre a educação e em novos alicerces para construir realmente uma educação com sentido.