v. 1 n. 2 (2020): Educação e formação: Interdisciplinaridade na formação dos profissionais.

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Caro Leitor

A EDUCAFOCO apresenta o tema escolhido Educação e formação, com o título: Interdisciplinaridade na formação dos profissionais.

Esse tema irá provocar os profissionais, porque vai requerer deles a vontade de atualizar-se para complementar continuamente a sua formação profissional e obter aprimoramento.

Escrever sobre esse tema é um presente, porque nos dedicamos a esses estudos há muitos anos, incluindo as práticas de projetos interdisciplinares para várias faixas etárias e empresas.

Revisitar o tema Interdisciplinaridade e priorizar textos e ideias de autores que contribuíram e contribuem para fundamentar caminhos para um remodelado jeito de pensar a educação dará a oportunidade ao leitor de elaborar sua própria reflexão.

Nenhuma profissão tem a formação por completo.  No campo de atuação, surgirão as dificuldades que exigirão competências e habilidades que não haviam sido testadas. Por esse motivo pensar em linhas mais amplas de entendimento, de abordagens, de contatos, de vivências é imprescindível. O profissional da atualidade, seja de qualquer área precisa conseguir envolver-se com outros profissionais de outras áreas, em um diálogo de profunda construção.

É a Interdisciplinaridade abraçando os profissionais e ensinando uma das palavras mais importantes desse processo, o diálogo.

Buscaremos responder o que significa a Interdisciplinaridade no Brasil. Qual sua importância na educação brasileira? Quais seus fundamentos, metodologia, práticas? Como a Interdisciplinaridade se fundamenta na Formação de profissionais? Quais exemplos de práticas poderiam demarcar a possibilidade de novos olhares para a educação?

A EDUCAFOCO é uma Revista Interdisciplinar e o conceito de Interdisciplinaridade possui várias definições, porque é um neologismo, portanto, explicado de diferentes formas.

Quando tocamos no tema interdisciplinaridade e formação, destacamos Ivani Catarina Arantes Fazenda e Hilton Ferreira Japiassu. Ambos com vasta contribuição, com vários livros escritos e muitas orientações em pesquisas. O assunto Interdisciplinaridade na formação dos profissionais requer muito estudo, sem preguiça de conhecer e ler o que já foi escrito.

Para Fazenda, o que se pretende na interdisciplinaridade não é anular a contribuição de cada Ciência em particular, mas apenas uma atitude que venha a impedir que se estabeleça a supremacia de determinada Ciência, em detrimento de outros aportes igualmente importantes.

Além de revisitarmos os nossos escritos, os de Fazenda e Japiassu convidamos, especialmente para fazer parte desse movimento interdisciplinar três pesquisadores que consideramos respeitados e conhecedores da Interdisciplinaridade no Brasil, que escreveram especialmente para a EDUCAFOCO. Agradecemos o carinho de três amigos queridos e competentes: Jucimara Silva Rojas, Fernando César de Souza e Maria de Fátima Gomes da Silva.

 

Ana Maria Ramos Sanchez Varella e Jerley Pereira da Silva

Publicado: 2024-03-28